O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é a capacidade de cumprir com as necessidades do presente sem comprometer as mesma das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é composto por três pilares: econômico, ambiental e social.
O conceito de sustentabilidade começou há mais de 400 anos quando um capitão alemão transformou essa palavra em estratégia ao perceber que deveria “tratar a madeira com cuidado” para que não acabasse seus negócios e consequentemente o seu lucro.
Diversos autores conceituaram esse termo, e por isso, achamos varias definições na internet relacionadas a sustentabilidade. Todas elas seguem uma ideia principal: o desenvolvimento sustentável tem como o objetivo a preservação do planeta e o atendimento das necessidades humanas. Simples assim: devemos explorar com cuidado, caso contrário, no futuro não teremos o que explorar. Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim sustentare, que significa “sustentar”, “apoiar” e “conservar”. A sustentabilidade é alcançada através do desenvolvimento sustentável, isso quer dizer que um recurso explorado de forma sustentável poderá ser explorado também, por nossas gerações futuras.
Social
- Engloba a sociedade e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer.
Ambiental
- Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico
- Relacionado com a produção, crescimento, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
O desenvolvimento econômico é algo importante para as nações, porém a industrialização, hábitos de consumo, surgimento dos grandes centros urbanos fez com que surgissem problemas de ordem ambiental e social.